O Brasil sempre figurou no top 5 no mercado global em lançamentos de produtos por ano no setor skincare. Surgem a todo momento novidades contra as rugas, flacidez e todo tipo de cuidado com a pele. Mas será que tudo que chega às prateleiras realmente funciona? O que podemos realmente esperar dos famosos “creminhos”?
Os cremes anti-idade, por exemplo, funcionam desde que orientados pelo dermatologista, que avaliará a necessidade da pele do paciente, prescrevendo a formulação de um cosmético adequado às alterações.
Mas é claro que a atuação de um dermocosmético é limitada, uma vez que age apenas na superficialidade da pele diferente do efeito das tecnologias como laser, ultrassom microfocado, radiofrequência microagulhada, que podem atingir as várias camadas da pele provocando um rejuvenescimento muito maior. Além das substâncias injetáveis que podem ter desde efeito preenchedor ao estímulo de colágeno proporcionando uma pele naturalmente mais firme.
Nós sempre falamos ao paciente, que independentemente da idade, seja aos 30 ou 80, eles podem ter rugas naturalmente, mas podem também ter uma pele tratada, bonita, viçosa, luminosa, tonificada e hidratada.
Por exemplo, uma senhora de 80 anos deve ter naturalmente sulcos e marcas, mas essa paciente pode e merece ter uma pele luminosa, com um tonicidade e hidratação adequadas a uma pele reconhecida como saudável e bem cuidada.
Sim, os produtos da rotina skincare trarão o benefício de complementar não só a higiene, mas acalmar, hidratar, dessensibilizar, restabelecer e deixar o tecido pronto para a etapa de hidratação com agentes anti-idade e muitas vezes tratamentos de acne, manchas, controle de oleosidade e da aparência dos poros dilatados, por exemplo.
Sim os “creminhos” têm sim o seu papel, mas não adianta achar que sozinhos poderão resolver todas as queixas que vão surgindo no processo natural do envelhecimento. Existem muitos hábitos que devem ser mudados, como uma alimentação balanceada, por exemplo, que é fundamental para oferecer os nutrientes necessários para deixar o cabelo, a pele e o corpo mais bonito. Por isso, é importante consumirmos legumes, frutas e verduras, que são as maiores fontes de vitaminas e nutrientes. Alguns suplementos também podem ser indicados, pois eles agem de dentro para fora promovendo estímulo ao colágeno, atuando como antioxidantes, antiglicante (revertendo efeito do açúcar na pele), anti-inflamatórios e nutritivos. Mas também sozinhos não fazem milagres…
Alem disso, há muitos aparelhos, tecnologias e substâncias que surgem a todo momento e que devolvem de forma mais rápida, mais completa e mais duradoura o colágeno perdido com o tempo.
Para saber quais os procedimentos mais indicados no seu caso, procure um Médico Dermatologista da sua confiança.

Make an appointment